
sobre o SHE: passei a ter mais amigas e tenho mais apoio
O Programa SHE (Strong, HIV positive, Empowered women/ Educational programme) visa “Apoiar as mulheres que vivem com o VIH a sentirem-se empoderadas para melhorar a qualidade das suas vidas incluindo obter o máximo dos serviços de saúde.”
Este mês vamos apresentar os depoimentos das mulheres que participaram neste programa desenvolvido, em Portugal, pela SERES.
Maria (Algarve)
Quando descobri que estava infetada, pensei que a minha vida tinha acabado, mas afinal teve um recomeço muito mais intenso, despertei para a vida!
Entrei no curso para me identificar com alguém na mesma condição e o melhor que me aconteceu foi perceber que as colegas de formação eram afinal minhas amigas.
O mais difícil foi falar em público e gostaria de aprofundar, compreender tudo melhor.
Este curso faz toda a diferença porque passei a ter mais informação, uma vida com mais perspetivas, passei a ter mais amigas e tenho mais apoio.
Recomendo este curso porque se passa a ter uma melhor compreensão de tudo, deixamos de ter tantos medos. Percebemos que a vida não acabou, e se calhar até se passa a ter uma vida melhor e nos tornamos melhores pessoas.
A SERES acredita que a capacitação e empoderamento da mulher são essenciais para reduzir as suas vulnerabilidades, garantindo a sua dignidade e o respeito pelos direitos humanos assim como saúde sexual.