VIH e COVID-19 maior mortalidade
Os estudos realizados, em diferentes países, demonstraram uma maior mortalidade por COVID-19, entre as pessoas que vivem com o VIH.
Existem também diversos estudos realizados em Espanha e nos EUA não conseguiram encontrar evidências de que o VIH é um fator de risco para o COVID-19:
AIDS online, AIDS2020, Taylor and Francis online
Mas um estudo realizado no Reino Unido, que envolveu 47,592 pacientes, demonstrou que a positividade ao VIH estava associada a um maior risco de morte (47%). Esta diferença na mortalidade era mais evidente nas pessoas com menos de 60 anos. Abaixo desta idade, o estado positivo ao VIH mais do que duplicava o risco de mortalidade.
Encontre o estudo aqui.
No artigo publicado no The Lancet, com estes resultados a interpretação, aponta para que as pessoas com VIH se encontram em maior risco de mortalidade por COVID-19.
Encontre o artigo aqui.
As pessoas com VIH são mais propensas a serem admitidas em hospitais com COVID-19 e a morrer no hospital devido a COVID-19 do que pessoas sem VIH, e pessoas com doença por VIH mais avançada ou carga viral não suprimida eram mais propensas do que outras pessoas com VIH a serem hospitalizadas, conforme uma revisão dos dados de vigilância no estado de Nova Iorque.
Encontre o estudo aqui.
Anteriormente, um largo estudo na África do Sul observou um maior risco de mortalidade entre as pessoas que vivem com VIH.
Encontre o estudo aqui.
Perante todos estes resultados é importante que existam medidas direcionadas para lidar com este risco acrescido, nomeadamente a inclusão das pessoas que vivem com VIH na segunda fase deste plano de vacinação.