TRATAMENTOS ICON

TRATAMENTOS

Um teste positivo ao VIH pode ser avassalador, mas hoje em dia está longe de ser uma sentença. Saiba tudo acerca das diversas terapias e tratamentos disponíveis para que possa viver uma vida longa, realizada e com qualidade.

3.6 | Adesão

Atualmente existem diversos tratamentos antirretrovíricos (ARV) que prolongam a vida e a saúde, contudo não estão isentos de efeitos secundários. Aderir à terapia ARV significa pensar objetivamente na sua vida e atividades diárias. Uma boa adesão ao tratamento, ou seja, tomar os medicamentos antirretrovirais (ARV) nos horários recomendados, nas doses corretas e pelo tempo pré-estabelecido, ou seja, sem doses perdidas ou atrasadas, com os alimentos adequados à absorção dos medicamentos caso seja necessário, é essencial para garantir uma boa resposta do organismo à infeção pelo VIH.

Os ARV para serem eficazes necessitam de ser mantidos em doses constantes e contínuas para impedir que o vírus se replique, ou seja para manter a sua carga viral indetetável. Caso contrário ao descerem os níveis de ARV possibilita que o VIH se multiplique e sofra mutações. Com estas mutações o vírus sobrevive mesmo na presença de ARV. E quando o VIH se torna resistente a um ARV, provavelmente este deixa de atuar assim como a carga viral aumentará e os CD4 diminuirão. A resistência a um ARV por vezes implica a resistência a outros ARV (resistência cruzada). A resistência afeta as opções futuras de tratamento ao reduzir o número de ARV que são eficazes.

A melhor forma de prevenir a resistência é a adesão à terapia ARV.