seres_proposta_1200Artboard-20

PREVENÇÃO

A prática de sexo seguro é essencial tanto para as pessoas seronegativas como seropositivas. Evite os comportamentos de risco e descubra aqui os vários métodos preventivos que tem ao seu dispor.

5.2.2 | Profilaxia pré-exposição

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um potencial método de prevenção antes de uma possível exposição ao VIH utilizando medicamentos antirretrovirais, para reduzir o risco de infeção. Esta profilaxia exige o uso diário, continuado, para as pessoas com frequentes exposições de alto risco.

Os estudos clínicos revelam a eficácia, inclusive as vantagens em termos de custos, dos programas PrEP disponíveis no sistema de saúde público.

 

Profilaxia pré-exposição e gravidez
Muitas pessoas com VIH e suas/seus parceiras/os seronegativas/os anseiam por filhas/os. Para as pessoas que vivem com VIH em terapia antirretroviral, o desejo de conceber é frequentemente citado como razão para não usar preservativo. E estando em tratamento antirretroviral consistente e com carga viral indetetável continuadamente e por mais de 6 meses a concepção pode ser de forma natural.

Um estudo apresentado sugere que as mulheres seronegativas ao VIH podem conceber com segurança, através da penetração sem proteção com seu parceiro VIH-positivo, desde que a carga viral no líquido seminal dele seja indetetável. A combinação de terapia de casais com exames para IST (infeções sexualmente transmissíveis) e penetração no momento certo – com duas doses de tenofovir (Viread), usadas como profilaxia pré-exposição (PrEP) – resultou em uma taxa de gravidez acima de 70% e sem transmissão do VIH.