seres_proposta_1200Artboard-21

AFEÇÕES

Com o diagnóstico do VIH e respetivo tratamento podem surgir algumas manifestações e efeitos secundários que convém conhecer. Descubra quais são as principais afeções e aprenda a melhor forma de lidar com elas.

4.5 | Anemia

A anemia afecta quase metade das pessoas sero+ (seropositivas). A anemia está associada a uma baixa contagem de CD4, a uma elevada carga viral, à toma de AZT (Retrovir ou zidovudina) e sobretudo à mulher.

Apesar da anemia ser uma condição comum entre as mulheres sero+ não é muitas vezes reconhecida, diagnosticada e tratada. Na ausência de tratamento, a anemia contribui para a progressão da doença e aumenta o risco de morte. Se diagnosticada, os efeitos da anemia podem ser reduzidos.

Anemia – o que é?
A anemia consiste na diminuição da hemoglobina ou dos glóbulos vermelhos do sangue que resulta dos seguintes factores:
– Perda anormal de sangue
– Deficiente produção de glóbulos vermelhos
– Destruição excessiva de glóbulos vermelhos (hemólise)

A anemia também pode ocorrer quando existe uma diminuição de hemoglobina (proteína que contém ferro existente nos glóbulos vermelhos). A função da hemoglobina consiste em transportar o oxigénio dos pulmões para o resto do corpo.

As pessoas com anemia não transportam o mesmo nível de oxigénio, o que faz com que não se sintam tão bem como as pessoas com um nível normal de hemoglobina.

A anemia causa cansaço e perda de qualidade de vida. Os sintomas incluem: fadiga grave, dificuldade em respirar, aumento do ritmo cardíaco, palidez, perda de concentração, tonturas, tristeza.