seres_proposta_1200Artboard-22

VIVER COM VIH

A falta de informação na sociedade acerca do VIH faz com que ainda existam muitos preconceitos sem fundamento. Aprenda a lidar com o seu diagnóstico de forma positiva no seu dia-a-dia e no relacionamento que tem com as outras pessoas.

6.6 | Nutrição

Uma boa alimentação e a manutenção do peso são bastante importantes. As vitaminas, nutrientes e energia fornecida pelos alimentos podem prevenir alguns problemas, perda de massa muscular e sobretudo manter a saúde.
Alguns exemplos de problemas que afetam as mulheres que vivem com o VIH e que podem ser controlados com uma boa nutrição:

Menstruações intensas – podem aumentar o risco de deficiência de ferro e anemia. Comer carnes magras, fígado, gema de ovo, legumes, verduras, cereais integrais, melaço, cereais e outros alimentos enriquecidos em ferro pode ajudar. O ferro é potencializado com a ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Combine os alimentos com cítricos, tomates, couves, brócolos, pimentos, batatas, etc.

Falhas nos períodos menstruais – ocorrem nas mulheres com excesso de peso ou excessivamente magras. Quando estamos com peso a menos, sob stress, não ingerimos as calorias e nutrientes suficientes e o corpo abranda e para as menstruações (amenorreia). Coma pelo menos 3 refeições saudáveis por dia, faça exercício e descanse.

Síndrome pré-menstrual – pode ser minimizada com a dieta certa. Ingira alimentos ricos em proteínas a cada 3 horas, faça uma alimentação diversificada e inclua vegetais ricos em vitamina B, carne, ovos, fígado, óleo vegetal. Elimine a cafeína, chocolate, sal e comidas processadas.

Menopausa – durante este período necessitamos aumentar o consumo de cálcio.
Exercite-se e inclua uma fonte de proteína na sua alimentação.