vih

VIH

Um diagnóstico positivo ao VIH é sempre um momento assustador. Por isso mesmo é importante que esteja preparada com a melhor arma de todas: Informação. Esclareça aqui todas as suas dúvidas sobre o VIH.

2.3 | Diferenças entre sexos

 

As diferenças biológicas entre mulheres e homens são óbvias mas a par destas existem as diferenças sociais, de atitudes e comportamentos. As desigualdades, os preconceitos. As percepções individuais e sociais que geram comportamentos ligados a conceitos do que é próprio do feminino e do masculino.

As questões de género estão intrinsecamente relacionadas com as crenças e normas culturais definidas pela sociedade em termos de papéis, comportamentos ou estatutos considerados socialmente aceitáveis para as mulheres e homens.

Estas normas de género, no contexto da epidemia do VIH, influenciam os comportamentos de risco, a expressão da sexualidade, a vulnerabilidade à infecção ao VIH e o seu impacto, a incorporação da informação preventiva em comportamentos protectores e mesmo na sua relação com o VIH – no tratamento e apoio social.

Na relação com o VIH, nós mulheres, tendemos a ser as cuidadoras, muitas vezes, esquecendo as nossas próprias necessidades; a sermos mais vulneráveis à violência, à discriminação e ao estigma lidando com todos os problemas, muitas vezes, em silêncio. A ausência de apoio social pode gerar a depressão e até mesmo o abuso de substâncias.

Encontre apoio nas organizações de mulheres que vivem com o VIH como a SERES!