menopausa e VIH
Pela primeira vez, as pessoas que vivem com VIH estão a viver esperanças de vida praticamente normais. Os avanços na medicina permitem que mais mulheres que vivem com o VIH (MVVIH) experienciem a menopausa. Infelizmente as especialistas em VIH têm pouca experiência na gestão da menopausa e as médicas de clinica geral detêm pouca experiencia com o VIH. Que conjuntamente com a escassa informação e pesquisa relativa a menopausa e VIH coloca as MVVIH com limitado acesso aos cuidados e tratamentos.
Post Reproductive Health publicou uma revisão de dados relativos ao VIH e menopausa.
As MVVIH encontram-se em elevado risco aquando do aumento da sua esperança de vida. Tanto a menopausa como a infeção por VIH aumentam o risco de doença cardiovascular, baixa densidade mineral óssea, osteoporose e diagnósticos de saúde mental.
O tratamento hormonal para a menopausa é subutilizada pelas MVVIH devido a preocupações com as interações medicamentosas.
O estrogênio transdérmico é preferível para as MVVIH porque estão associados a uma menor risco de tromboembolismo venoso que as preparações orais. A farmocinética antirretroviral não diferencia entre MVVIH pré e post-menopausa.
O VIH pode estar relacionado com a menopausa precoce e os dados são conflituosos.
As MVVIH com menopausa merecem o mesmo acesso à informação, cuidados que as outras mulheres com menopausa. adequado conhecimento é essencial para o tratamento e uma comunicação multidisciplinar é primordial para o bem estar das MVVIH em transição para a menopausa.
Encontre o artigo aqui.
