Imunização/vacinação e VIH
As vacinas protegem as pessoas de doenças, tais como varíola, gripe (gripe), e poliomielite. As vacinas são administradas por injeção, pela boca, ou pulverizadas no nariz. O processo de obtenção de uma vacina é chamado de vacinação ou imunização.
- Não existem vacinas para prevenir ou tratar o VIH, mas as pessoas com VIH podem beneficiar de vacinas contra outras doenças.
- As seguintes vacinas são recomendadas para todas as pessoas com VIH: hepatite B; papilomavírus humano (HPV) (para jovens); gripe (gripe); meningocócica; pneumocócica (pneumonia); e tétano, difteria e tosse convulsa (uma única vacina protege contra estas três doenças).
- Podem ser recomendadas vacinas adicionais para uma pessoa com VIH (PVV) com base na idade da pessoa, vacinas anteriores, factores de risco para uma determinada doença, ou certos factores relacionados com o VIH.
- A vacinação é geralmente segura em PVV, excepto as vacinas de vírus vivo em pessoas com contagem CD4+ <200 células/mm3, pois pode causar sérias complicações infecciosas (podendo ser fatal).
- A resposta às vacinas, em pessoas com VIH, parece depender da contagem de CD4.
- A resposta imunitária às vacinações, em PVV, é melhor quando administrada o mais cedo possível no decurso da doença ou após a reconstituição imunitária ter ocorrido a partir da potente terapia antirretroviral.
Fonte: DGS, HIVinfo