TRATAMENTOS ICON

TRATAMENTOS

Um teste positivo ao VIH pode ser avassalador, mas hoje em dia está longe de ser uma sentença. Saiba tudo acerca das diversas terapias e tratamentos disponíveis para que possa viver uma vida longa, realizada e com qualidade.

3.2 | Iniciar o tratamento

O tratamento com antirretrovirais (ARV) pode manter a sua saúde por mais tempo, reduzir a transmissão e melhorar a qualidade de vida. Mas iniciar o tratamento é sempre uma decisão importante porque envolve o comprometimento na sua toma diária. Uma decisão que não é apenas uma questão médica. Outros fatores devem ser considerados, nomeadamente:
– Os seus sentimentos em relação à terapia ARV;
– A sua disponibilidade e vontade de tomar a terapia de acordo com o prescrito;
– O impacto que a terapia pode ter na sua qualidade de vida;
– Os possíveis efeitos secundários;
– A otimização e extensão da terapia, e a possibilidade de substituição, numa eventual falência, num futuro próximo;
– O risco de progressão da doença a curto, médio e longo prazo.

Os antirretrovirais para serem eficientes devem ser tomados conforme a prescrição médica, sendo a aderência fundamental para não criar resistências.

O VIH é um vírus que infeta e destrói as células CD4 que fazem parte do sistema imunitário. Quando o sistema imunitário perde muitas células CD4 fica frágil e impossibilitado de resistir aos germes, possibilitando o aparecimento de infeções oportunistas que podem causar uma doença grave ou mesmo a morte.

O tratamento ARV tem por objetivos:
– Perseverar ou melhorar a saúde imunitária ao aumentar o número de células CD4;
– Descer a carga viral (CV) o máximo possível (para valores indetetáveis) pelo máximo de tempo possível e deste modo evitar a transmissão do vírus assim como manter a saúde;
– Promover a sua qualidade de vida e reduzir o risco de doença e morte.