TRATAMENTOS
Um teste positivo ao VIH pode ser avassalador, mas hoje em dia está longe de ser uma sentença. Saiba tudo acerca das diversas terapias e tratamentos disponíveis para que possa viver uma vida longa, realizada e com qualidade.
3.8 | Farmocinética
O que significa?
A farmacocinética estuda a relação do medicamento com o organismo e é usada para calcular a quantidade de antirretrovirais (ARV) existente no sangue e o tempo que aí permanece.
As/Os cientistas utilizam a farmacocinética para determinar a melhor posologia (dose) de um ARV, de modo a que a dose seja suficientemente elevada para impedir o VIH de se reproduzir, mas não demasiado elevado para não causar efeitos secundários.
Existem diferenças entre mulheres e homens?
Algumas mulheres, com as mesmas doses, apresentam doses mais elevadas de ARV no sangue e experimentam mais efeitos secundários que os homens. Apesar das diferenças, as mulheres parecem beneficiar tanto das terapias como os homens.
Estas diferenças farmacocinéticas, entre mulheres e homens, podem estar relacionadas com diferentes fatores:
– Mudanças hormonais durante o período menstrual.
– A biologia e fisiologia das células (que são diferentes nas mulheres e homens).
– Diferenças de peso (normalmente as mulheres pesam menos).
– As doses padrão dos ARV são baseadas em pesquisas realizadas predominantemente com homens.
Isto significa que as mulheres, que normalmente pesam menos que os homens, podem receber uma dose mais elevada de ARV do que é necessário para ser eficaz. Deste modo estão mais propensas a efeitos secundários que os homens.
Apesar das diferenças estarem patentes em diversos estudos, ainda não foram recomendadas alterações de doses para as mulheres.