TRATAMENTOS ICON

TRATAMENTOS

Um teste positivo ao VIH pode ser avassalador, mas hoje em dia está longe de ser uma sentença. Saiba tudo acerca das diversas terapias e tratamentos disponíveis para que possa viver uma vida longa, realizada e com qualidade.

3.9 | Efeitos secundários

Todos os antirretrovirais têm potenciais efeitos secundários. Mas nem todas as pessoas experienciam os mesmos efeitos secundários. Algumas pessoas experienciam poucos ou nenhum efeito secundário, outras conseguem gerir esses efeitos, e outras para quem os efeitos secundários são graves. Antes de iniciar um tratamento informe-se, com as/os profissionais de saúde, sobre os possíveis efeitos secundários. Poderá ser útil saber o que a espera e como lidar com os problemas quando surgirem. Alguns aspetos importantes:

– Os efeitos secundários são mais comuns nas primeiras quatro a seis semanas após iniciar o tratamento.
– A partir do momento que o corpo se habitua a um novo ART os efeitos secundários costumam reduzir ou mesmo desaparecer.
– É possível prevenir ou reduzir a gravidade de alguns efeitos secundários ao iniciar medidas preventivas uns dias antes ou ao mesmo tempo que inicia uma terapia ARV.
Fale sempre com as suas médicas sobre os efeitos secundários que esteja a sentir.

As mulheres são diferentes?
As mulheres podem experienciar um tipo ou frequência diferente de efeitos secundários mesmo em terapias que não se relacionam com o VIH. As mulheres são normalmente mais pequenas e consomem a mesma dose de ARV que os homens o que pode gerar um nível mais elevado de ARV no sangue e mais toxicidade, o metabolismo e o sistema hormonal das mulheres também podem causar o aumento do nível de ARV no sangue. Os seguintes efeitos secundários parecem ser mais comuns em mulheres do que em homens.

Anemia e fadiga
– A anemia é uma redução da hemoglobina ou do número de células vermelhas que pode ser causado por alguns ARV. A anemia pode ser tratada. Avise a sua médica se sentir demasiado cansaço.