
VIVER COM VIH
A falta de informação na sociedade acerca do VIH faz com que ainda existam muitos preconceitos sem fundamento. Aprenda a lidar com o seu diagnóstico de forma positiva no seu dia-a-dia e no relacionamento que tem com as outras pessoas.
6.7 | Exercício
O exercício pode melhorar a sua saúde desde que realizado regularmente (seja todos os dias ou várias vezes por semana). Para além do exercício físico pode adicionar algumas atividades na sua rotina como subir as escadas em lugar de usar o elevador, caminhar mais e utilizar menos os veículos …
Exercício para quê?
Existe uma forte relação entre massa muscular e imunidade. As pessoas que praticam exercício normalmente apresentam uma contagem de CD4 mais elevada e menos efeitos secundários associados ao VIH e aos antirretrovirais (ARV). Os exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente para além de estimularem o sistema imunológico ajudam a prevenir doenças, melhoram a saúde mental e contribuem para prevenir a depressão.
Os exercícios que promovem a destreza, agilidade, força são especialmente benéficos para as pessoas que vivem com o VIH ao aumentar a energia assim como para:
– Aumentar a massa muscular;
– Reduzir a gordura (lipohipertrofia);
– Reduzir o colesterol e triglicéridos;
– Controlar a glicose (e prevenir a diabetes);
– Fortalecer os ossos (e prevenir a osteoporose);
– Reduzir o stress.
Que exercícios praticar?
Os exercícios aeróbicos exercitam os músculos de forma rítmica e utilizam o oxigénio para queimar a gordura, sendo indicados para as pessoas que querem perder peso, eliminar gordura, aumentar a resistência, diminuir o colesterol e triglicéridos ou glicose. Alguns exercícios como andar, correr, nadar e pedalar praticados de forma vigorosa fortalecem e aumentam a espessura das fibras musculares, reduzindo o risco de ataques cardíacos.
A falta de resistência pode causar fadiga muscular e falta de coordenação. Não há aumento de resistência sem exercícios vigorosos durante pelo menos 20 minutos 3 vezes por semana.
Contudo estes exercícios não são indicados para pessoas com perda de peso ou com pouca gordura corporal. Aconselhe-se com a sua médica.