seres_proposta_1200Artboard-22

VIVER COM VIH

A falta de informação na sociedade acerca do VIH faz com que ainda existam muitos preconceitos sem fundamento. Aprenda a lidar com o seu diagnóstico de forma positiva no seu dia-a-dia e no relacionamento que tem com as outras pessoas.

6.8 | Lidar com stress

Stress é um estado que provoca o desequilíbrio no corpo e na mente, afetando o nosso sistema imunológico. O stress em excesso ou por tempo prolongado pode deprimir o sistema imunitário, ser uma das causas para a doença física e emocional assim como pode acelerar a progressão do VIH.

Por outro lado, viver com o VIH pode ser uma situação de stress, onde são exigidos recursos e competências internas de adaptação numa situação de vulnerabilidade. A vulnerabilidade individual e a capacidade de adaptação são muito importantes na ocorrência e na gravidade das reações ao processo de “stress”.

Quais são os sintomas?
O stress pode manifestar-se através de sintomas físicos, emocionais e comportamentais.

Os sintomas físicos podem incluir alergias, alteração do apetite, constipação, dores de cabeça, tensão muscular, dor no peito, aceleração dos batimentos cardíacos, falta de respiração, tensão alta, diarreia ou obstipação, dores de estômago, tonturas, cansaço, pesadelos.

Os sintomas emocionais podem incluir ansiedade, insatisfação, tristeza, irritabilidade, dificuldade em tomar decisões, nervosismo, preocupação frequente, frustração, medos, insegurança.

No comportamento podem denotar-se alterações: abuso de substâncias, absentismo, postura conflituosa, falta de empenhamento, negligência da aparência, chorar com facilidade.

Mindfulness, meditação e ioga são práticas, entre outras, que podem ajudar a ultrapassar o stress.