as mulheres com VIH vivem menos tempo saudáveis
Estudo realizado no Canadá procurou compreender se as pessoas que vivem com VIH (PVVIH) em terapia antirretroviral altamente ativa (TAR), desde sempre, seguem o padrão onde a morbidade é relegada para os últimos anos de vida ou diminuída à medida que as pessoas envelhecem. Pretendeu-se estimar a expectativa de vida ajustada à saúde (HALE) entre adultos que vivem com e sem VIH e observou-se a dependência entre as causas das comorbidades.
O estudo (COAST – Comparative Outcomes and Service Utilization Trends / Resultados comparativos e tendências de utilização do serviço) é uma amostra retrospectiva de adultos (≥20 anos) incluindo pessoas a viver com o VIH e uma amostra aleatória de 10% da população em geral de Columbia Britânica, e com dados longitudinais relativos a 1 de abril de 1996 até 31 de dezembro de 2012. Foi determinada a prevalência de comorbidades específicas (cardiovasculares, respiratórias, doenças do fígado e renais assim como cancros não definidores de SIDA por serem altamente prevalentes entre as PVVIH) por idade e sexo.
A amostra consistiu em dados eletrónicos de saúde de 9310 PVVIH e 510 313 adultos não infetados. Estes indivíduos contribuíram para 49 605 mortes e 5 576 841 anos-pessoa no período de estudo. Na idade exata de 20 anos, a HALE era de 31 anos entre os homens a viver com VIH e de 27 anos entre as mulheres a viver com VIH. Na população VIH-negativa a HALE era de cerca 58 anos entre os homens e de 63 anos entre as mulheres. As pessoas a viver com VIH, e em particular as mulheres a viver com VIH, têm uma esperança de vida em geral mais reduzida que a população VIH-negativa e vivem menos tempo num estado saudável.
As mulheres que vivem com VIH passam menos tempo num estado saudável comparativamente com os homens a viver com VIH e sobretudo com as suas pares VIH-negativas. São, portanto, necessárias intervenções que considerem as necessidades de cuidados complexos das PVVIH a envelhecer no sentido de melhorar o seu estado de saúde.
Encontre o estudo aqui.
