casos de depressão grave relacionados com dolutegravir
A depressão grave pode ser um efeito secundário do tratamento com o medicamento antirretroviral (anti-VIH) dolutegravir.
Médicxs reportaram (em HIV Medicine) dois casos de desenvolvimento rápido de depressão grave após o início da terapia com o medicamento referido. As autoras estão convencidas de que o dolutegravir foi a causa. Em nenhum dos casos, o paciente apresentou fatores predisponentes para a depressão e nenhum paciente foi tratado com antidepressivos. Em ambos os casos, os sintomas foram rapidamente resolvidos após a descontinuação do dolutegravir. “Isto sugere fortemente a presença de uma relação causal”, comenta.
O Dolutegravir pertence a uma classe de antirretrovirais conhecida como inibidores da integrase. é coformulado com abacavir / lamivudina providenciando um potente tratamento contra o VIH em um único comprimido (Triumeq).
Os graves efeitos secundários neuropsiquiátricos associados ao dolutegravir foram raros nos ensaios clínicos que levaram ao licenciamento do medicamento. No entanto, taxas mais altas do que o esperado, de eventos adversos neuropsiquiátricos, foram relatados em situações clínicas de rotina. No ano passado, constataram-se taxas de descontinuação de até 14%; com pessoas com mais idade e mulheres especialmente mais suscetíveis de desenvolver efeitos secundários neuropsiquiátricos e de descontinuar a toma do medicamento.
Encontrar o artigo completo aqui.
