primeiro tratamento VIH de longa duração aprovado na Europa
A aprovação, por parte da Comissão Europeia, do injetável de longa duração para o tratamento do VIH pode transformar a vida das pessoas a viver com o VIH.
A autorização significa que, pela primeira vez, as pessoas que vivem com VIH na Europa vão ter a opção de tratamento através de um injetável de longa duração em lugar dos comprimidos diários.
Este injetável destina-se a pessoas adultas que se encontrem virologicamente suprimidas (carga viral indetetável) e num regime antirretroviral estável sem evidência de resistências a inibidores da transcriptase reversa não-nucleósidos ou inibidores da integrase.
As injeções de cabotegravir e rilpivirina serão administradas de forma intramuscular nas nádegas por professional de saúde. Mas previamente à iniciação das injeções é necessário a toma de comprimidos, de cabotegravir e rilpivirina, durante pelo menos 28 dias para avaliar a tolerabilidade dos medicamentos.
Após a fase de iniciação oral para avaliar a tolerabilidade dos medicamentos, as injeções de cabotegravir e rilpivirina podem reduzir o número de dias de tratamento por ano de 365 para 12 para o regime de injetável uma vez por mês, ou seis para o regime de dosagem uma vez a cada dois meses, representando uma mudança de paradigma na forma de tratar e gerir a doença. O regime de ação prolongada de cabotegravir e rilpivirina foi tão eficaz quanto o tratamento com comprimidos diários na manutenção da supressão viral, é geralmente bem tolerado e pode mudar a experiência do tratamento para algumas pessoas que vivem com VIH que podem ter desafios diários com as terapias de VIH.
O injetável, na Europa, tem o nome de Vocabria.
Encontre o artigo na Agência Europeia do Medicamento aqui.
Encontre o artigo aqui.
