Estudos com anticorpos para prevenção, tratamento e cura do VIH
Estamos perante um estudo, o primeiro a demonstrar o conceito da utilização de AMP para prevenir a aquisição da infeção. O VCR01 (anticorpo neutralizante de largo espectro) está a ser estudado para o tratamento, prevenção e cura.
“AMP, do inglês “Antibody Mediated Prevention”, significa Prevenção Mediada por Anticorpos. Este conceito consiste na proteção da infeção pelo VIH através da administração de anticorpos contra o vírus. Estes anticorpos são também conhecidos como anticorpos monoclonais, o que significa que foram sintetizados em laboratório, ao invés de serem naturalmente produzidos pelo organismo humano. Os estudos AMP investigaram a eficácia de um anticorpo denominado VRC01, administrado por perfusão intravenosa (IV), na prevenção da infeção pelo VIH”.
O VCR01 teve pouco efeito na maioria das estripes do VIH, (teve efeito em 30%) mas nos casos em que era eficaz, os casos caíram 75%. O que sugere a combinação de múltiplos anticorpos.
Estudos clínicos de combinações de anticorpos neutralizantes de largo espetro que podem prevenir o VIH por 4 a 6 meses estão já a ser realizados.
Realizaram-se 2 estudos, o primeiro estudo (HVTN 703/HPTN 081) incluiu 1,924 mulheres cisgénero da África subsariana, onde o subtipo C é o mais preponderante. O Segundo estudo (HVTN 704/HPTN 085) incluiu 2,699 HSH, homens bissexuais e adultos transgéneros da América do SUL, Suiça e EUA, onde o subtipo B é mais comum.
Os estudos avaliaram o VCR01, um anticorpo neutralizante de largo espectro oriundo de sangue doado por uma pessoa a viver com VIH (tal como a coleta de plasma de pessoas que recuperaram do COVID-19). Pois as pessoas que foram expostas a um vírus específico desenvolvem anticorpos para o controlarem. Cientistas podem modificar e multiplicar estes anticorpos e usá-los para prevenir ou tratar a infeção em outras pessoas.
Poderá ser possível a administração de anticorpos através de injeção subcutânea ou intramuscular em lugar de intravenosa.
Fonte: HIVR4P
