Aumento de peso nas pessoas em PrEP
O TAF (Tenofovir AlaFenamida) está associado a um ganho significativamente maior de peso comparado com outros inibidores nucleotídeo da transcriptase reversa (INtTR) incluindo o TDF (Tenofovir Disoproxil Fumarato). O que não é claro é se o TAF causa aumento de peso ou se existem efeitos mitigadores de peso no TDF.
- Um estudo, conduzido por Shah et al, comparou o TDF com emtricitabina (FTC)/TDF com grupo de controlo (quer em placebo ou cabotegravir) para observar o impacto do TDF nas alterações de peso. Este estudo foi realizado em pessoas sem o VIH.
- A análise incluiu 7 estudos de PrEP com mais de 19.000 participantes. Os indivíduos que receberam PrEP contendo TDF foram significativamente mais propensos a perder peso durante o período de estudo em comparação com grupo de controlo. O efeito foi amplamente impulsionado por estudos que comparam a PrEP contendo TDF com placebo; quando o cabotegravir foi o controle, não houve diferença no ganho de peso entre os 2 regimes.
- Embora a PrEP contendo TDF tenha sido bem tolerada em geral com baixas taxas de eventos adversos, taxas mais altas de vómitos foram observadas com TDF em comparação com placebo. Não houve diferenças nas taxas de náusea, diarreia ou perda de apetite.
- Esses dados sugerem que as diferenças de peso observadas entre TAF e TDF podem estar relacionadas principalmente à perda de peso associada a TDF.
- Existe um debate sobre como equilibrar o efeito da perda de peso do TDF com suas conhecidas toxidades renais e ósseas. A tomada de decisão compartilhada e o cuidado individualizado por meio de discussões aprofundadas e individuais com as/os pacientes serão essenciais a esse respeito.
Encontre o estudo aqui.
