Avaliação qualitativa do programa SHE
No decorrer da formação entrepare SHE, a Seres implementou a avaliação formativa, a avaliação quantitativa (através de estudo a apresentar posteriormente) e a avaliação qualitativa. É esta última que apresentamos hoje.
A avaliação qualitativa do programa SHE baseia-se no instrumento da mudança mais significativa. Nesta, as formandas, que terminaram (à exceção de um relato que frequentou) a formação, relatam-nos as suas experiências pessoais, necessidades e resultados da formação entre pares SHE.
As mulheres com VIH apresentam uma perspetiva única sobre a epidemia do VIH/SIDA. As mulheres que experienciaram pessoalmente esta infeção podem apoiar outras mulheres a lidar melhor com a doença de uma forma que outras pessoas não podem.
Esta coleção de testemunhos por mulheres, tão diversas, que vivem com VIH apresenta não só as suas experiências relativamente a este curso mas também como este as ajudou e ajuda a lidarem e a ultrapassarem as dificuldades desta infeção.
O que sobressai em cada uma das contribuições é que quando uma mulher é capacitada e empoderada mudamos não apenas essa mulher mas toda a comunidade à sua volta. Estas mulheres de uma coragem imensa quebraram o silêncio, deram um passo adiante e apoiam outras mulheres. Elas construíram nas suas localidades, com o apoio da Seres, redes de apoio, dinamização de grupos de suporte, prestam apoio individual na consulta, distribuem medicamentos às mulheres com mais dificuldade, mas acima de tudo mudaram a sua vida para melhor, prosseguiram ou criaram um futuro que pensavam estar vedado, lutam pelo seu direito a uma vida com dignidade e respeito.
As suas vozes demonstram que para o sucesso de qualquer esforço para eliminar o VIH, as mulheres que vivem com VIH, em toda a sua diversidade, devem estar na linha da frente do movimento.
Encontre a avaliação qualitativa e a respetiva coleção de testemunhos das formandas do programa SHE aqui.
