 
	
												ZERO risco de transmissão do VIH quando a carga viral está indetetável
ZERO: zero transmissões de VIH em 58.000 vezes que os casais tiveram sexo sem preservativos no estudo PARTNER
Entre setembro de 2010 e maio de 2014, o estudo PARTNER envolveu 1166 casais serodiscordantes em 75 centros clínicos de 14 países europeus. Os critérios de inclusão: o parceiro positivo tinha de ter uma carga viral indetetável e estar em tratamento antirretroviral assim como a não utilização regular de preservativos nas relações sexuais.
Já conhecíamos os resultados prévios em estudos em casais exclusivamente heterossexuais e com utilização elevada de preservativos, agora o PARTNER inclui os resultados tanto de casais heterossexuais como gay e o estimado risco de transmissão na não utilização de preservativos.
Os resultados do estudo PARTNER são simples de entender – zero transmissões em mais de 58.000 vezes individuais que as pessoas tiveram relações sexuais sem preservativo. O estudo também é notável pela complexidade da análise que foi necessária para provar que nenhum dos novos diagnósticos estavam associados a transmissões a partir de dentro do casal em estudo.
Este estudo fornece uma forte estimativa de risco real de transmissão do VIH quando uma pessoa é VIH positiva e tem carga viral indetetável – e que esse risco é efetivamente zero.
Nem a presença de outras infeções sexualmente transmissíveis nem prováveis alterações na carga viral entre os testes tiveram qualquer impacto na viabilização de transmissão.
Os resultados fornecem um conjunto de dados para questionar se a transmissão com uma carga viral indetetável é realmente possível. Estes resultados devem ajudar a normalizar o VIH e a desafiar o estigma e a discriminação.
Os resultados desafiam leis de criminalização do VIH em muitos países que continuam a prender centenas de pessoas com base em premissas de risco que estes resultados refutam.
Fonte: i-base

 Lisboa: 969111090    |
Lisboa: 969111090    |      
									
					 
									
					 
									
					 
									
					