sobre o SHE: a aceitação é a chave de todo este processo
O Programa SHE (Strong, HIV positive, Empowered women/ Educational programme) visa “Apoiar as mulheres que vivem com o VIH a sentirem-se empoderadas para melhorar a qualidade das suas vidas incluindo obter o máximo dos serviços de saúde.”
Este mês vamos apresentar os depoimentos das mulheres que participaram neste programa desenvolvido, em Portugal, pela SERES.
Sandra (Coimbra)
No momento da descoberta do diagnóstico o mundo ruiu por completo. Senti o fim do mundo muito perto. Mas com outras como eu, e outras diferentes de mim consegui olhar a minha vida novamente como uma dádiva do céu. Tive uma nova oportunidade de fazer as coisas, sobre uma outra perspetiva com muito, muito mais amor para dar, acabando por o receber de volta (a lei da atração).
O curso despertou-me curiosidade, tive vontade de saber mais. Inscrevi-me.
O momento que me marcou no decorrer do curso foi quando a formadora colocou um novelo de lã nas nossas mãos com o intuito de nos conhecermos um pouco.
Neste curso nada foi difícil, na medida em que partilhámos entre pares. Mas gostaria de ter um conhecimento geral de todo o envolvimento.
Este curso foi importante na medida em que conheço melhor o meu problema de saúde. Desde o meu envolvimento com o SHE, que passei a ver e olhar toda a dinâmica numa outra perspetiva. E teve sem dúvida um importante impacto pessoal, na medida que compreendo-me melhor e aceito-me como sou.
Apercebi-me com o curso, que não somos diferentes mas especiais. E a aceitação é a chave de todo este processo. Amar-me a mim própria para depois poder dar a mão a outras.
A SERES acredita que a capacitação e empoderamento da mulher são essenciais para reduzir as suas vulnerabilidades, garantindo a sua dignidade e o respeito pelos direitos humanos assim como saúde sexual.
