
sobre o SHE: juntas vamos vencer
O Programa SHE (Strong, HIV positive, Empowered women/ Educational programme) visa “Apoiar as mulheres que vivem com o VIH a sentirem-se empoderadas para melhorar a qualidade das suas vidas incluindo obter o máximo dos serviços de saúde.”
Este mês estamos a apresentar os depoimentos das mulheres que participaram neste programa desenvolvido, em Portugal, pela SERES.
Carolina (Sintra)
Era uma vez, em que fiz sexo sem preservativo. E….. Sou seropositiva, mas sou feliz com a vida.
Este curso interessou-me porque queria saber mais sobre o vírus da imunodeficiência humana e para puder ajudar-me a mim mesma.
Os momentos memoráveis? Todos, porque estava com a minha gente as minhas amigas e colegas.
O mais triste foi o último dia, queria mais 🙁
O curso não foi difícil porque como disse anteriormente estava rodeada da minha gente, das minhas amigas que me compreendiam.
Este curso foi uma melhor ajuda para lidar com o vírus, para saber combater, ir para a ‘guerra’ e saber ganhar essa batalha, e isso é importante porque vou ganhar essa ‘guerra’ por muitos anos.
Também permitiu saber falar melhor sobre a situação com pessoas que às vezes falam sobre o que não sabem. Sinto que agora sei lidar melhor comigo mesma, porque sei que vou viver até aos 100 anos ☺
Aprendi também que não estou sozinha. E recomendo! Não tenham medo de fazer parte dum grupo como é o nosso SHE, somos uma família única. Como diz uma grande amiga…Um fosforo sozinho é fácil de partir, mas mais de dez já não conseguimos partir. Com isso quero dizer que juntas vamos vencer essa ‘guerra’ muito mais facilmente.
A SERES acredita que a capacitação e empoderamento da mulher são essenciais para reduzir as suas vulnerabilidades, garantindo a sua dignidade e o respeito pelos direitos humanos assim como saúde sexual.