mulheres mais afetadas pela depressão
Uma análise, baseada em estudos existentes, que demorou 2 anos, envolveu 3.5 milhões de pessoas e mais de 90 países, confirmou que a depressão afeta mais as mulheres que os homens.
A puberdade, que ocorre nas meninas aos 12 anos, pode explicar esta ocorrência. ‘As alterações hormonais podem ter algo a ver com isto, mas também é verdade que o ambiente social se altera para as meninas nesta idade. À medida que entram na puberdade, as meninas, têm de lidar com mais assédio sexual, mas não se sabe qual destes factores é responsável.’
Cientistas também observaram as relações entre depressão e igualdade de género no rendimento. Surpreendentemente, as nações com maior equidade de género tiveram maiores diferenças de género – ou seja as mulheres foram diagnosticadas desproporcionalmente com depressão major. “Isso era algo oposto ao esperado”, diz Hyde. “Pode ocorrer porque, nas nações mais equitativas de género, as mulheres têm mais contato com os homens e, portanto, se comparam aos homens, que não expressam sentimentos de depressão porque não se encaixam no papel masculino”.
A taxa de depressão é quase duas vezes mais elevada entre as mulheres comparativamente aos homens.
Encontre o artigo original aqui.
Foto: Daily Mirror
