
Encontro-Formação Nacional SHE
No dia 14 de outubro decorreu o nosso 3º Formação-Encontro Nacional SHE porque Unidas somos Uma. Esta formação-encontro nacional decorreu nos Paços do Concelho de Lisboa e conta com o apoio da Gilead, da ViiV e da CML a quem agradecemos. Queremos agradecer também a Liliana Ribeiro e Helena Santos pelas atividades desenvolvidas e que ajudaram a cumprir os nossos objetivos de capacitar as mulheres que vivem com o VIH, a nível nacional, promovendo um conhecimento mais efetivo sobre a temática do VIH, para uma vivência mais inclusiva da nossa doença, tornando-nos mais fortes para defender os nossos direitos e ter voz ativa nas nossas comunidades.
Um momento bastante esperado de partilhas, amizade, sorrisos, gargalhadas,… Um encontro apenas possível por tantas mulheres, fortes, corajosas e empenhadas se deslocarem do Porto, Póvoa do Varzim, Fundão, Covilhã, Coimbra, Portimão, Lisboa para que aqui, unidas nos sintamos ainda mais empoderadas para melhorar as nossas vidas e quebrar o silêncio e as barreiras que nos impedem de viver um vida plena. A todas elas um imenso Obrigada!
Neste encontro-formação nacional abordámos uma temática bastante importante para uma vida plena – a sexualidade e afetos. Atualmente viver com VIH é mais fácil também devido aos avanços biomédicos e que nos permitem dizer que: Indetetável igual a Intransmissível. A Seres pertence à Campanha de Acesso à Prevenção (Prevention Access Campaign) e subscreve #UequalsU.
Dois importantes Estudos – PARTNER e HPTN 052 – publicaram os seus resultados finais concluindo que nenhuma transmissão de VIH ocorreu entre parceiros sexuais discordantes em tratamento antirretroviral e com carga viral continuadamente indetetável (e há mais de 6 meses).
Estes resultados são bastante importantes para nós que vivemos com o VIH porque desde que conhecemos o diagnóstico, que lidamos com o medo de transmitir o VIH. O nosso corpo é visto como perigoso. E o medo instala-se tanto em nós como nxs outrxs. Isso leva ao autoestigma, ao estigma social, à rejeição e ao preconceito.
Por isso é tao importante que oiçamos esta mensagem, para estarmos seguras na nossa capacidade de ter uma vida sexual saudável e plena, mas também para reduzir o medo resultante da noção de que as pessoas com VIH são contagiosas e perigosas.
A resposta da Seres visa a promoção de projetos para uma vida mais integrada com o VIH e para a qualidade de vida das mulheres que vivem com e afetadas pelo VIH, pois a Seres acredita que a capacitação das mulheres é essencial para reduzir as suas vulnerabilidades, assegurando a dignidade e o respeito pelos direitos humanos e saúde sexual.