dia mundial da resposta ao VIH/SIDA
Neste dia mundial da resposta ao VIH/SIDA prestamos homenagem e lembramos todxs xs que morreram mortes difíceis, todxs que se sujeitaram a pesquisas médicas e científicas com impacto negativo na sua saúde para beneficiar todxs xs outrxs, todxs que sofreram e sofrem, todxs xs que lutaram e lutam para que muitxs possam viver hoje vidas dignas.
Celebramos os avanços biomédicos que permitem que hoje, uma pessoa a viver com VIH, tenha uma esperança de vida similar a qualquer outra pessoa, que possa disfrutar a vida com uma doença crónica, que possam ser mães e pais, que possam viver plenamente. O tratamento como prevenção permite, que hoje se diga, que uma pessoa com VIH, com carga viral indetectável e comprometida no seu tratamento não transmite o VIH. E permite, também, que as pessoas seronegativas ao VIH possam evitar a transmissão através da profilaxia pré-exposição (PrEP).
É também um tempo de esperança de um mundo sem estigma, um mundo sem sexismo, sem racismo, sem homofobia, sem os preconceitos que agravam a epidemia do VIH. Para isso a ação de todxs é necessária, a minha, a tua a de todxs nós para que vivamos num mundo de solidariedade, de direitos humanos, de amor e compaixão.
Na Seres acreditamos que esse mundo é possível e defendemos, lutamos por uma vida justa, equitativa e com qualidade onde as pessoas com VIH tenham recursos, voz, escolha e oportunidades livres de qualquer estigma e/ou discriminação.
#MaisInformaçãoMenosPreconceito
#PoderiaSerEu