
Biktarvy e mulheres com VIH
Biktarvy é um novo medicamento que inclui num só comprimido:
- bictegravir — 50 mg
- TAF (tenofovir alafenamida) — 25 mg
- FTC (emtricitabina) — 200 mg
Destes três medicamentos, bictegravir é novo e pertence à classe de inibidores da integrase. As diretivas (nos países de alto rendimento) recomendam iniciar o tratamento com inibidor da integrase por serem bem tolerados e eficazes. Também são recomendados para continuação de tratamento. Como os estudos destes medicamentos não incluíram mulheres com VIH foram agora conduzidos estudos exclusivamente com mulheres.
Neste estudo, da Gilead, foram incluídas 470 mulheres (do Uganda, Federação Russa, Tailândia, Estados Unidos, República Dominicana) em tratamento antirretroviral com carga viral suprimida.
Depois de 48 semanas o estudo observou que o Biktarvy era igualmente eficaz e bem tolerado que outros regimes. Um pequeno número de gravidezes sem quaisquer efeitos nocivos na criança. Contudo, mais estudos são necessários antes de aferir a segurança do Biktarvy durante a gravidez.
Biktarvy é novo e as mulheres que vivem com VIH devem ter cuidado com o seu uso devido a preocupações sobre potenciais efeitos adversos no feto.
Encontre o estudo aqui.