Um encontro de pares e de afectos
No dia 20 de outubro realizou-se o V Encontro-Formação nacional SHE Unidas somos Uma, nos Paços do Concelho de Lisboa.
Para este encontro-formação nacional mobilizaram-se as associadas e suas famílias do Algarve, Lisboa, Fundão e Porto. A sala encheu-se de energia positiva, de amizade, de solidariedade, de partilhas. Esta afetividade, a rede de apoio e rede social são fundamentais para todas as pessoas mas sobretudo para aquelas que lidam com os desafios de uma doenca como o VIH.
O mote foram os avanços biomédicos, o tratamento como prevenção que permite que hoje se diga que uma pessoa em tratamento, com carga viral indetectável por mais de 6 meses, não transmite o VIH. Por outro lado uma pessoa não infetada pode recorrer às profilaxias pré e pós exposição para não ficar infetada (Isabel Nunes). Mas também os aspectos emocionais, a importância das afirmações positivas e dos afectos, da autoajuda e apoio entrepares (baseados em Louise Hay) (Helena Santos). O movimento através do cruzamento da dança com diferentes terapias corporais para promover a reconciliação com o próprio corpo, com o seu movimento e expressão mas também o questionamento de pressupostos enraizados (com enfoque na rejeição) no sentido de uma maior integração, saúde e bem-estar na própria pele (Teresa Fabião).
O Encontro-Formação foi um espaço de partilha de informações e experiências, auto ajuda e apoio entre pares usando técnicas entrepares e alternativas baseadas na Louise Hay e no movimento para um melhor convívio com a doença.
A avaliação do Encontro-Formação revelou o seu sucesso e que ficou a vontade de mais e mais encontros e partilhas manifestando a necessidade de mais eventos.
Esta iniciativa contou com os apoios imprescindíveis da Gilead, ViiV e CML.
A todxs um imenso Obrigada e um até breve!