Novo ensaio clínico de vacina contra VIH começa em África
A primeira fase do HIV-CORE 006, um ensaio clínico para uma nova vacina contra o VIH, começou em Lusaka, Zâmbia e em breve se estenderá ao Quênia e Uganda. A primeira dose da nova vacina contra o VIH, denominada HIVconsvX, foi administrada, na Zâmbia, no dia 3 de agosto, a 88 adultos, com idades entre 18 e 55 anos. Receberam uma dose de HIVconsvX, e será seguida por outra dose quatro semanas depois. Nenhum/a das/os participantes do ensaio tem VIH e todas/os apresentam baixo risco de infecção.
O ensaio testará o quão bem o HIVconsvX funciona, bem como sua segurança e tolerabilidade. HIVconsvX foi projetado para combater diferentes estripes de VIH. Este é um dos maiores desafios que as/os cientistas enfrentam porque existem muitas estripes diferentes do VIH em diferentes partes do mundo. O subtipo B do VIH-1 é comum na América do Norte e na Europa, por exemplo, enquanto o subtipo C é comum no sul e no leste da África.
Espera-se que uma vacina eficaz esteja disponível até 2030, mas ainda não está claro se isso é realista. Os resultados de testes como este fornecerão mais informações sobre quanto tempo será, provavelmente, necessário para desenvolver uma vacina eficaz. Os resultados do ensaio HIV-CORE 006 devem ser relatados até o final de 2022.
Fonte: Avert