O apoio psicossocial para jovens com VIH funciona?
Uma revisão dos resultados de estudos em todo o mundo que ofereceram apoio psicossocial a jovens com VIH sugere que foram eficazes em melhorar a adesão das/os jovens ao tratamento antirretroviral (TARV) e à carga viral, mas tiveram menos impacto em outras áreas importantes, como na tomada de comportamentos sexual de risco.
A revisão de evidências analisou 30 ensaios clínicos aleatórios que testaram várias formas de apoio psicológico, incluindo entrevista motivacional, terapia cognitivo-comportamental, capacitação econômica, apoio de pares e mindfulness.
Os testes ocorreram entre 2000 e 2020 com um total de 4.055 adolescentes e jovens com VIH (idades entre 10-24). A maioria dos testes (60%) ocorreu nos Estados Unidos. Os demais aconteceram na Nigéria, África do Sul, Uganda, Zâmbia, Zimbábue e Tailândia.
Mas o apoio psicossocial não teve um impacto significativo nos comportamentos e conhecimentos sexuais de risco das/os jovens, na vinculação ou retenção no tratamento ao VIH, ou na supressão viral. Mas é possível que os estudos não tenham acompanhado as/os jovens por tempo suficiente para avaliar adequadamente esses resultados.
Para alcançar esses resultados, o apoio psicossocial possivlment precisa ser fornecido com outras formas de apoio.
Encontre a notiícia completa aqui.