seres_proposta_1200Artboard-22

VIVER COM VIH

A falta de informação na sociedade acerca do VIH faz com que ainda existam muitos preconceitos sem fundamento. Aprenda a lidar com o seu diagnóstico de forma positiva no seu dia-a-dia e no relacionamento que tem com as outras pessoas.

6.9 | Terapias complementares

As terapias complementares ou alternativas podem ser bastante benéficas para a nossa saúde, quando aplicadas conjuntamente com a terapia antirretroviral (ARV). As terapias complementares são um complemento, uma ação adicional, não podem nunca substituir os medicamentos ARV.

Atualmente o único tratamento para o VIH/SIDA é a terapia antirretroviral (ARV). A terapia ARV reduz a progressão do VIH e as terapias complementares fortalecem o sistema imunitário e ajudam a ultrapassar alguns problemas físicos, mentais ou emocionais.

Os tratamentos complementares, à exceção da acupunctura em alguns casos, não são considerados na medicina convencional. Os tratamentos complementares são cuidados personalizados, holísticos que devem ser realizados por profissionais de saúde devidamente capacitados.

Entre as terapias complementares incluem-se a acupuntura, a homeopatia, as ervas medicinais, massagens (como o shiatsu e a reflexologia), reiki, as práticas físicas, como o yoga, pilates e o tai chi, para mencionar algumas.