é essencial iniciar o tratamento ARV o mais cedo possível, de acordo com estudo
IAS, 2021
- As pessoas que iniciam o tratamento antirretroviral precocemente, antes de existirem danos extensos no sistema imunitário, apresentam um reservatório viral menor. O que pode melhorar as perspetivas de uma cura funcional.
- Logo após a infeção inicial, o VIH cria reservatórios, e os antirretrovirais podem controlar a sua replicação viral, mas não os eliminam. Assim quando a terapia antirretroviral é interrompida, o vírus pode voltar a replicar-se. E esta é a principal barreira para a cura do VIH.
- A pesquisa START demonstrou que as pessoas que iniciam o tratamento com uma contagem de CD4 acima das 500 células/mm3 apresentam um risco significativamente menor de doença e morte comparativamente àqueles e àquelas com menos de 350 células/mm3.
- As pessoas que mantêm a contagem de CD4 ≥800 células/mm3 antes da iniciação do tratamento antirretroviral estão dotadas de uma maior capacidade de eliminar células latentes infetadas e podem-se constituir como um subgrupo que pode potencialmente beneficiar de estudos para a cura.
Referência:
Hudson F et al. (Wright E presenting) Lower HIV reservoir size in individuals who maintain higher CD4+ T cells counts prior to antiretroviral therapy initiation: the Strategic Timing of Antiretroviral Treatment (START) HIV reservoir study. 11th IAS Conference on HIV Science, abstract PEBLB13, 2021.