VIH e cancro
À medida que as pessoas que vivem com VIH (PVV) vivem vidas mais longas, os cancros não relacionados à SIDA aumentaram como causas de morbidade e mortalidade.
- Dois cancros definidores de SIDA, o linfoma não Hodgkin (NHL) e o Sarcoma de Kaposi (SK), permanecem os mais comuns entre as PVV.
- Os programas de rastreio têm comprovadamente reduzido a mortalidade por cancro cervical, colorretal, mama e pulmão na população em geral; espera-se o mesmo para as PVV.
- Os fatores de risco incluem a desregulação imunitária (baixa contagem de CD4, activação imunitária crónica), presença de vírus oncogénicos, tabagismo e idade (inflamação).
- Os rastreios não são efetuados com a frequência devida.
- O rastreio do cancro continua a ser um desafio; contudo, pode e deve fazer parte da rotina de cuidados clínicos das PVV.
- A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) destrói as células CD4+, e pode levar a imunodeficiências graves e SIDA, incluindo um elevado risco de cancros definidores de SIDA como o sarcoma de Kaposi (SK), linfoma não-Hodgkin (NHL), e cancro cervical invasivo.
- Alguns cancros não definidores de SIDA também ocorrem a uma taxa mais elevada nas PVV comparativamente à população em geral, especialmente as relacionadas com o tabagismo, por exemplo, cancro do pulmão.
- Não é claro se o risco de cancro resulta de uma disfunção da imunidade, exposições oncogénicas mais elevadas, ou ambas.
- Com o advento da potente e eficaz terapia antirretroviral, as PVV estão a viver mais tempo. A idade média das pessoas a viver com VIH tem aumentado, o que as coloca num risco crescente de malignidades relacionadas com a idade.
- Estudos relatam que estes cancros (pulmão, cervical, colorretal, e mama) superam agora o número de cancros definidores da SIDA em PVV.
- Logo, o rastreio do cancro pode e deve fazer parte dos cuidados de rotina para PVV. O cancro em PVV é um problema multifactorial.
- Os factores de risco específicos das PVV incluem a desregulação imunitária (por exemplo, contagem baixa de CD4+ e reactivação imunitária crónica), vírus oncogénicos (vírus Epstein-Barr, vírus do sarcoma de Kaposi, vírus do papiloma humano, hepatite B e C), e os relacionados com o envelhecimento e o tabagismo (inflamação).
- Estes factores de risco são dificultados por uma série de resultados díspares únicas nas PVV.
- Os factores específicos do cancro incluem diagnósticos tardios e fase avançada do cancro aquando do diagnóstico, bem como apresentar outras comorbidades, o que acrescenta complexidades a cada caso individual.
- Os factores relacionados com o tratamento incluem a apresentação de uma terapia inadequada do VIH ou de cuidados de apoio inadequados.
Fonte: AAHIVM